Migrar de Linux para Mac pode ser uma aventura.
posts recentes

um problema de teclado...

1 Ano depois...

Chegou!

Recolha de informações

Preocupações com a migraç...

Início, begin, anfang, de...

subscrever feeds
arquivos

Agosto 2010

Junho 2010

Abril 2009

Dezembro 2008

botões/métricas
Publicidade
Domingo, 7 de Dezembro de 2008
Início, begin, anfang, debut - O que interessa é começar

Já uso linux desde os tempos do Slackware 1.0. O CD ainda não se tinha massificado, e a instalação era feita via disquetes. Alguém se recorda do rawrite? Na altura não havia internet como hoje a conhecemos. A internet da altura era constituída por email, ftp, news, e pouco mais. Ter uma máquina linux com um modem era algo raro, e motivo de orgulho.
No entanto, como PC de trabalho, usei muito tempo sistemas operativos da Microsoft. Primeiro com o MS-DOS 3.11 (creio que ainda usei um 2.xx, mas não me recordo da versão) para correr coisas como o Lotus 123, Wordstar, Dbase e outras coisas arcaicas.
Mais tarde corri as primeiras versões de Windows. Lembro-me que tinham uns ícones enormes, e que nas placas CGA ficavam horríveis.


No entanto, nunca trabalhei exclusivamente com sistemas Windows. Comecei a administrar sistemas VAX que corriam VMS, e usava exclusivamente linha de comando. O PC servia para aceder ao sistema com um emulador, e para funções secundárias, como produzir relatórios, ou compilar uns dados numa folha de cálculo.
A partir de determinada altura, passei a administrar sistemas linux. Lembro-me de ler imensos "how-to"'s e acho que ainda lá tenho alguns que imprimi.
Isto sempre usando o Windows como sistema principal no(s) meu(s) PC(s). O linux estava lá mas era numa segunda partição.
Recentemente, porém, há coisa de 3 ou 4 anos resolvi virar as coisas. Passei a usar linux como sistema principal. Ainda tive o Windows em dualboot, mas acabei por apagá-lo mesmo.
Tive de me habituar a algumas (poucas) coisas novas, mas não notei um impacto por aí além.
Neste momento já não sei "mexer" no Windows. Nunca usei o Vista. Acho que deixei de usar Windows por alturas do Service Pack 2. Esse nunca o instalei.

 

E Macs?
Bem, o primeiro mac que eu vi, foi em 1986. Era o Apple Macintosh Plus. Era lindo. Eu só usava uns terminais VT220, monocromáticos, e era tudo feito via linha de comando. O Mac tinha também o primeiro rato que eu vi. Já tinha visto disquetes de 5,¼ polegadas em PC's mas o Mac tinha disquetes de 3.5 polegadas! E onde está a alavanca para trancar a disquete? Bolas! E como se tira a disquete para fora?


Nunca tive um Mac. Sempre os achei bonitos, mas não eram bem para mim. O preço elevado também não ajudava nada a convencer-me. Para o trabalho que eu fazia um PC era mais indicado. Mas como disse, sempre tive uma grande admiração pelos Macs. Recentemente, há coisa de um ano para cá, comecei a pensar em comprar um Mac. Tenho colegas no trabalho que usam Macs. Vejo-os-os a trabalhar, e já não me parece tão diferente assim.
Entretanto fui usando várias distribuições de linux, principalmente RedHat (antes do fedora) e kubuntu desde a versão 5.10. Imagino que a transição de Windows para linux seja mais difícil do que a de linux para Mac OS.

Na empresa onde trabalho temos alguma liberdade para escolher o PC de trabalho.
Perdi a cabeça. Pedi um Macbook.

 

Ainda não chegou, mas já me comecei a preparar psicologicamente :)

E vai daí, lembrei-me de criar este blog para ir relatando a experiência.

 

AR

sinto-me: saudosista e noob
publicado por AReis às 17:36
link do post | comentar | favorito
|
Publicidade
pesquisar
 
tags

todas as tags

Publicidade


IPhone-like Bloglog :)